quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mariah Carey


Mariah Carey
Mariah Carey (Long Island, 27 de março de 1970) , cantora, compositora, produtora musical, e atriz norte-americana.

Fez sua estreia no mundo da música em 1990. Ganhadora de cinco prêmios Grammy, ela é considerada a artista de maior sucesso da década de 1990 de acordo com a Revista Billboard, e considerada a maior vocalista feminina da música contemporânea e de todos os tempos, tendo recebido os prêmios Billboard Music Award de Artista da Década em 1999 e World Music Awards de Artista Feminina Mais Vendida do Milênio em 2000,[2] Com quase 200 milhões de discos vendidos no mundo, sendo 62.5 milhões só nos EUA de acordo com a RIAA.

Filha de um engenheiro aeronáutico de origem negra e venezuelana e de mãe cantora de ópera de origem irlandesa, “Mariah Carey” nasceu no dia 27 de março de 1970, em “Nova York”. O nome “Mariah” surgiu após sua mãe, “Patricia Hickey,” ouvir a canção “They Call Mariah” do musical “Paint Your Wagon”.

O talento musical de “Mariah” teve início aos dois anos, ela surpreendeu a mãe cantando trechos de suas óperas favoritas.Aos três anos, seus pais se divorciaram e ela foi morar com a mãe e os dois irmãos “Alison Scott Carey”, onze anos mais velha, e “Morgan Carey”, dez anos mais velho, em “Long Island”. Um ano após o divórcio de seus pais, iniciou as aulas de canto. Aos seis, já escrevia poesias. Durante o colegial, “Mariah” estava determinada a se tornar uma cantora profissional. Toda noite ia para Manhattan encontrar com músicos, sem se preocupar com as aulas do dia seguinte. As constantes faltas no colégio, renderam a ela o apelido de “Mirage”.Aos 16 anos, seu irmão financiou uma fita demo com vinte quatro faixas num estúdio em Manhattan. Um amigo de “Mariah Carey”, que tocava bateria na banda de “Brenda K Starr”, a indicou para um teste na vaga de “Backing Vocal”. Elas acabaram se tornando grandes amigas. Foi “Brenda” quem entregou a fita demo de “Carey” para o presidente da gravadora “Sony Music”, “Tommy Mottola”, que a ouviu em seu carro. Depois de escutar as duas primeiras músicas, ele resolveu contratar “a tal cantora”. A fita não continha nem o número do telefone para contato e foram necessários alguns dias até que ele a encontrasse e o primeiro contrato fosse assinado. O primeiro álbum “Mariah Carey” foi produzido por “Ben Margulies” e “Narada Michael Walden”, produtores gabaritados pelos trabalhos realizados com “Whitney Houston” e “George Michael”. Uma faixa também foi produzida por “Malter Afanasieff”, que depois veio a se tornar o parceiro favorito de “Mariah Carey” em suas composições. “Mariah” se tornou uma estrela da noite para o dia. O álbum produziu quatro “singles” na primeira posição das paradas americanas em sequência, “Vision of Love”, “Love Takes Time”, “Someday”, e “I Don’t Wanna Cry”, fato inédito na história da música. Esse disco rendeu dois prêmios “Grammy”, o de “Melhor artista revelação” e de “Melhor intérprete feminina”.

Em 1991 repetiu o sucesso lançando no mercado “Emotions”. A música título alcançou novamente a primeira posição na revista “Billboard” com o seu quinto “single”, um fato jamais conseguido por qualquer artista na indústria da música.

Os álbuns seguintes comprovaram seu talento e conquistaram mais fãs, além do respeito dos críticos. “MTV Unplugged EP”, gravado em março de 1992, numa sessão ao vivo na emissora de televisão norte-americana, afastou definitivamente os rumores sobre as altas notas de “Mariah’ serem um produto da manipulação dos estúdios de gravação.

“Music Box”, lançado em 1993, vendeu mais de 28 milhões de cópias. “Merry Christmas”, lançado em novembro de 1994, veio coroar o sucesso. “Daydream” representou sua maturidade como artista, com mais lirismo reflexivo e uma ênfase nas raízes do R&B ao longo de todo o disco. “Fantasy” estreou como número 1 nas paradas “Rhythm & Blues” e “Top 100” da revista “Billboard”, fato também nunca ocorrido antes por nenhuma artista feminina.

Ela se casou com “Tommy Mottola”, que a contratou em 1988, em julho de 1993. Após quatro anos de casamento, os dois se divorciaram em 29 de maio de 1997.

Quando todos acreditavam que a carreira sofreria abalos ainda em 1997, lançou seu sétimo disco “Butterfly”, considerado como o melhor da cantora. O “single”, com o mesmo nome, estreou na primeira posição tanto da parada “Pop”, quanto na “R&B”. O mesmo álbum coloca mais um “hit” na primeira posição, a balada romântica “My All” e com essa marca, bate o recorde de artista com o maior número de músicas na primeira colocação nas paradas, ultrapassando “Whitney Houston”, “Michael Jackson” e “Madonna”.

Suas turnês sempre foram diferentes da maioria dos outros artistas. Ela faz o que pode ser chamado de aparições esporádicas, evitando os calendários apertados e os longos períodos longe de casa. As temporadas dos concertos são sempre muito curtas e com ingressos totalmente esgotados em questão de horas.

Em 2008, “Mariah Carey” diz ter encontrado sua alma gêmea, tanto que se casa, secretamente, com o ator e “rapper” “Nick Cannon” após 1 mês de namoro.

Mariah Carey é uma das cantoras mais premiadas da história. Entre os prêmios a cantora possui 5 prêmios Grammy (sendo a segunda cantora mais indicada ao prêmio, atrás de Aretha Franklin), um Óscar e um Globo de Ouro pela canção When You Believe e recebeu o prêmio de “Artista do Milênio” pela World Music Awards por suas vendas e contribuições para a música. No total a artista soma mais de 251 prêmios.




Mariah Carey – Mariah Carey (1990)
http://www.mediafire.com/?xywimnmef0u

.

Mariah Carey – Emotions (1991)
http://www.mediafire.com/?db7yftvmtgz

.

Mariah Carey – Mtv Unplugged (1992)
http://www.mediafire.com/?vg10gnwizmg

.

Mariah Carey – Music Box (1993)
http://www.mediafire.com/?tjmctt3ampv

.

Mariah Carey – Merry Christmas (1994)
http://www.mediafire.com/?dtisjbx9yh7
.

Mariah Carey – Daydream (1995)
http://www.mediafire.com/?01x3dia9ysc

.

Mariah Carey – Butterfly (1997)
http://www.mediafire.com/?dqo234uunz0

.

Mariah Carey – #1′s (1998)
http://www.mediafire.com/?ylqumwywgv2

.

Mariah Carey – Glitter (2001)
http://www.mediafire.com/?l9jpnbycfy9

.

Mariah Carey – Charmbracelet (2002)
http://www.mediafire.com/?jyx4ttog0zc

.

Mariah Carey – The Remixes – 2CD (2003)


.

Mariah Carey – The Emancipation of Mimi (2005)
http://www.mediafire.com/?qntzedzmkwn

.

Mariah Carey – E=MC² (2008)
http://www.mediafire.com/?mqcuyvmytnw

.

Mariah Carey – Memoirs Of An Imperfect Angel (2009)
http://www.mediafire.com/?wyzzuyz5mzj

.

Mariah Carey – Greatest Hits – 2CD [Limited Edition] (2001)



.

Mariah Carey – Design Of A Diva…Remixed (2009)


part 2

.

Mariah Carey – The Ballads (2009)
http://www.mediafire.com/?mx0hstm0nw3

.

Mariah Carey – Playlist The Very Best Of Mariah Carey (2010)
http://www.mediafire.com/?mgrnnnmnwdj
.

Mariah Carey – Love Songs (2010)
http://www.mediafire.com/?qoln4mmno0i
.


Álbuns de estúdio

* 1990: Mariah Carey
* 1991: Emotions
* 1993: Music Box
* 1994: Merry Christmas
* 1995: Daydream
* 1997: Butterfly
* 1999: Rainbow
* 2001: Glitter
* 2002: Charmbracelet
* 2005: The Emancipation of Mimi
* 2008: E=MC²
* 2009: Memoirs of an Imperfect Angel



Compilações

* 1992: MTV Unplugged
* 1998: #1′s
* 2000: Valentines
* 2001: Greatest Hits
* 2003: The Remixes
* 2008: The Ballads
* 2010: Playlist: The Very Best of Mariah Carey
* 2010: Love Songs

Nenhum comentário:

Postar um comentário