terça-feira, 24 de maio de 2011

Lino Crizz e Gueto Jam




Lino Crizz & Gueto Jam
O grupo Lino Crizz & Gueto Jam vem do Capão Redondo, bairro paulistano mais conhecido pela violência do que pela arte e trazem em um, dois, três... Som - primeiro trabalho - o som característico dos bailes funks dos anos 80, que ainda não haviam sido contaminados com o rap e faziam a festa da molecada com Commodors e Earth, Wind and Fire. E é esse o melhor lado do disco: o revival da black music feita nos anos 70, quando o pessoal realmente tocava seus instrumentos. A Gueto Jam é formada por Paulo Gomes (Guitarra), Dado Tristão (Piano) Luciano Curumin (bateria) e Marcelo Silva (Baixo). Lino já trabalhou com nomes conhecidos do rap e funk nacionais como Ed Motta, Thaide e DJ Hum

Lino tem uma voz particular, poderia ser locutor de FM, daqueles que se tornam marca registrada durante a madrugada e quando começa a cantar derruba qualquer tipo de preconceito que poderia existir quando falamos em funk feito no Brasil. Com toques de Lionel Ritchie, Marvin Gaye, Tim Maia, ele nos leva a dançar em músicas como a faixa título e Dance, Balance e Tal, com uma linha de baixo contagiante, do jeito que manda a cartilha disco.

As baladas que recheiam o disco são daquelas que favorecem a azaração nos bailinhos ou então àqueles momentos mais íntimos onde a música trabalha como coadjuvante. Deus do Céu e Ela Vai Voltar - com refrões de fazer chorar o mais duro dos corações -poderiam estar entre as mais belas baladas já feitas. Sentada na Beira da Calçada lembra o finado grupo Brylho, um dos primeiros a despontar nas paradas com esse tipo de música. Se você quer impressionar sua gata, coloque as três, do jeitinho que estão no disco, na seqüência: é diversão garantida.



Mas nem tudo são rosas, a presença de um DJ em algumas faixas, fazendo aqueles malabarismos já batidos acabam deixando essas partes um tanto datadas, já que não acrescentam nada ao bom trabalho instrumental que está por trás. As faixas que seguem o caminho do rap acabam sendo as mais fracas do disco, mesmo assim têm letras muito boas que acabam diferenciando o trabalho do grupo dos demais grupos do rap nacional.

No todo é um ótimo trabalho de estréia que com certeza embalará muitos casais nas madrugadas paulistas. Resta que decidam se apostam mesmo nos anos 70 ou se preferem ser só mais um grupo de

Lino Crizz & Gueto Jam (2002)



01 intro -LC & GJ
02 Um, Dois, Três...Som
03 Guarde a minha voz no coração
04 Deus do Céu
05 Ela vai voltar
06 Sentada na beira da calçada
07 Dance, balance e tal
08 Segura a Bronca Mandruvá (Voyage 85)
09 Terminou
10 Luz de Velas
11 Você é o super star
12 Esta noite é só você e eu
13 Som de drão
14 Zamba Zem



DOWNLOAD



Nenhum comentário:

Postar um comentário