quinta-feira, 26 de maio de 2011

LeToya Luckett


 

LeToya Nicole Luckett (Houston, 11 de Março de 1981), conhecida profissionalmente como LeToya, é uma cantora, compositora e produtora musical estadunidense. Ela originalmente era membro integrante do grupo musical feminino estadunidense de R&B, Destiny's Child com qual ela ganhou dois Grammys e depois de consolidar-se no mercado musical, foi forçada a sair do grupo.

Após conseguir um contrato com a gravadora Capitol Records, ela conseguiu um breve sucesso em sua carreira solo. Seu álbum de lançamento, LeToya (2006), foi número 1 no U.S. Billboard 200 em Julho de 2006 e foi certificado platina pelo RIAA em Dezembro de 2006. Com o single, "Torn", conseguiu bater recordes no show do BET, 106 & Park. Ela também foi nomeada "Uma das melhores artistas de 2006" pelo website AOL e "Top Compositora de 2006" pela ASCAP. O segundo álbum de LeToya Luckett, Lady Love, que estava previsto para ser lançado em 2007 foi lançado em novembro de 2009.





Infância

Luckett nasceu e foi criada em Houston, Texas, e cresceu cantando na Igreja Batista Brentwood local, onde ela tinha aulas de canto para se tornar uma cantora de ópera. Seu pai, também cantor, tinha muito orgulho do talento de sua filha e tentava divulgar seu nome no mundo da música. LeToya é a mais velha de uma família de dois filhos: ela tem um irmão mais novo chamado Gavin. LeToya teve a oportunidade de cantar seu primeiro solo na igreja com cinco anos de idade. “A moça simplesmente me deu o microfone num Domingo e eu cantei”, ela relembra. Logo depois, ela entrou para o coral infantil e passou a se apresentar em peças de sua escola. Um dia, ela ia para sua mesa na sala e encontrou uma garota sentada em seu lugar. Luckett pediu a professora para que tirasse de seu lugar a menina, que se chamava Beyoncé Knowles. Knowles e Luckett tornaram-se grandes amigas mais tarde, e daí surgiu o convite para entrar para o grupo de Beyoncé..




Em 1993, LeToya Luckett uniu-se a Beyoncé Knowles, LaTavia Roberson e Kelly Rowland para completar a formação do grupo de R&B nativo de Houston, o Destiny’s Child. Depois de assinarem contrato com a Elektra Records e serem liberadas de tal contrato, sem lançar nada, o grupo acabou nas mãos da Columbia Records em 1997, mas não sem antes assinarem contrato com Mathew Knowles, tornando-o empresário oficial do grupo. Mathew Knowles (empresário e pai de Beyoncé) forçou as meninas a assinarem um contrato com ele antes de poderem assinar com a gravadora. A mãe de LeToya, Pamela, pediu para os contratos serem revisados por um advogado, mas Knowles recusou-se a atender o pedido. Porém, LeToya acabou assinando com ele e juntando-se ao grupo. Depois de estourarem na cena local das casas noturnas de Houston, o grupo passou a abrir shows de artistas como Dru Hill, SWV e Immature, e lançarem seu álbum de estréia homônimo, “Destiny’s Child”, em 1998. O álbum produziu dois singles: “No No No Part II”, com participação de Wyclef Jean, foi responsável pelo primeiro certificado de Platina do grupo, pela venda de 1 milhão de cópias do single, e “With Me”. O grupo integrou a trilha sonora do filme “Why Do Fools Fall In Love” com a música “Get On The Bus”, produzida e contando com participação especial de Timbaland, e depois abriram os shows das turnês “Fanmail Tour”, do TLC e a primeira turnê de Christina Aguilera.
 







Em 1999, o grupo lançou seu segundo álbum, “The Writing’s On The Wall”. O álbum tornou-se um dos álbuns mais vendidos da história dos grupos exclusivamente femininos, alcançando oito vezes o certificado de Platina nos Estados Unidos. O álbum produziu quatro hits: “Bills, Bills, Bills” escrita em maior parte por LeToya, “Bug A Boo”, “Say My Name” também escrita por LeToya e “Jumpin’ Jumpin’”. Na segunda metade de 1999, no meio do crescente sucesso do grupo, Luckett e Roberson mandaram uma carta para seu empresário pedindo desligamento do mesmo e requisitando empresariado separado para elas devido à crescente falta de comunicação entre elas e Mathew Knowles, empresário do grupo e pai de Beyoncé. A dupla afirmou que nunca quiseram demitir o empresário do grupo, mas simplesmente queriam assegurar que seriam representadas com justiça, já que era evidente o descaso com ambas e a superpromoção de Beyoncé. Logo depois, Luckett e Roberson encontraram-se numa rixa com os Knowles e o grupo que elas ajudaram a montar. Quando o videoclipe de “Say My Name” estreou em Fevereiro de 2000, elas tiveram um choque ao ver que foram substituídas por dois novos membros, Michelle Williams e Farrah Franklin. Luckett e Roberson entraram com um processo legal contra Matthew Knowles, Beyoncé Knowles e Kelly Rowland, acusando-os de quebra de parceria e confiança, e pedindo indenização não especificada. O caso eventualmente foi resolvido com um acordo, e Luckett e Roberson continuam recebendo até hoje royalties de suas contribuições como membros fundadores do grupo. Quando parecia que o drama havia terminado, logo depois do lançamento do CD “This Is The Remix” do Destiny’s Child, Luckett e Roberson entraram com outra ação contra o grupo em Março de 2002. Elas afirmavam que a música “Survivor”, single que dá nome ao álbum anterior a esse e que foi lançada como remix para o projeto da época, quebrava o acordo feito anteriormente devido à letra da música, que elas acreditavam fazer referência à separação.






O álbum de estréia homônimo, “LeToya”, foi lançado em Julho de 2006 e estreou em número um nas paradas de álbuns Hot 200 e Top R&B/Hip-Hop Albums da Billboard, superando a compilação “Now That’s What I Call Music!” e a também estréia solo do produtor e rapper Pharrell Williams. O álbum recebeu o Disco de Ouro em um mês e em Dezembro de 2006, recebeu o certificado de Disco de Platina. Beyoncé e seu pai tentaram afetar o lançamento do álbum de LeToya, fazendo um pré-lançamento do álbum B'Day na internet, a jogada não deu certo,e o CD de LeToya atingiu o primeiro lugar na parada da Billboard. Para compensar, no ano seguinte Beyoncé lançou a versão Deluxe, fazendo com que as vendas superassem o álbum de LeToya. LeToya é a única membro do Destiny’s Child além de Beyoncé a alcançar o topo da Billboard 200 e obter certificado de Platina nos Estados Unidos.

Devido ao fato da LeToya estar sendo lançada no mercado como “The H-Town Chick”, o álbum continha produções de R&B fortemente inspiradas no Hip-Hop. Dentre os produtores do álbum, temos Jermaine Dupri, Scott Storch, Teddy Bishop e B. Cox, e fazem participações especiais Slim Thug, Mike Jones, Paul Wall e Bun B.. “All Eyes On Me” havia sido escolhida como primeira música de trabalho oficial de “LeToya”, mas a cantora optou por “Torn”. Ela disse que teve que “nadar contra a maré” para convencer a lançar a faixa como single, porém mais tarde isso se mostrou uma ótima idéia. A balada (produzida por Teddy Bishop é uma das músicas favoritas de LeToya no álbum) foi lançado em Março de 2006 e tornou-se um hit nas paradas de R&B. A canção escalou as paradas da Billboard, alcançando a posição número dois na parada Hot R&B/Hip-Hop Songs e chegou ao número um nas rádios Urban. O videoclipe do single tornou-se o “vídeo oficial do verão” no programa 106 & Park do BET (Black Entertainment Television, canal de TV dos Estados Unidos voltado para o público negro) após passar vinte e quatro dias seguidos como o vídeo mais pedido do dia, um recorde, tornando LeToya a primeira artista desde 2003 (e tratando-se apenas de artistas femininas, a primeira desde Aaliyah em 2001) a conseguir tal feito. O vídeo eventualmente foi “aposentado” do programa na posição número dois.






Embora “Torn” ainda estivesse recebendo várias execuções no rádio e na TV, o seu segundo single, “She Don’t”, foi lançado para as rádios e o videoclipe, contando com a participação de seu ex-namorado, Slim Thug, estreou no programa Access Granted do BET em Julho de 2006. A música obteve sucesso moderado, alcançando a posição dezessete nas paradas Hot R&B/Hip-Hop da Billboard. Em Novembro de 2006, “Obvious” foi escolhido como terceira música de trabalho do álbum. De acordo com a Billboard, a música tinha 94% de chance de ser um grande hit, mas devido a fusão das gravadoras Capitol e Virgin, todo o dinheiro da gravadora estava congelado, impossibilitando o marketing, portanto o single acabou não sendo oficialmente lançado.
No fim de 2006, “Torn” foi nomeado como o quarto melhor clipe do ano no programa Notorized do BET, que monta o ranking dos 100 melhores clipes do ano. “She Don’t” alcançou a posição setenta e quatro. LeToya também foi nomeada pela AOL como “Um Dos Melhores Artistas Estreantes de 2006”. A revista Rap-Up a colocou em número dois num Top 5 semelhante. LeToya também recebou várias indicações a prêmios como o Soul Train Music Awards, NAACP Awards e o Nickelodeon’s Teen Choice Awards.

 


 


Colaborações



LeToya fez participações em várias músicas de outros artistas, incluindo “Without You” do rapper MIMS, “Bonnie & Clyde” de Mike Jones e “Almost Made Ya” da dupla Ali & Gipp. O clipe desta última citada foi gravado, e a música foi lançada para as rádios em Junho de 2007. O cantor de R&B Jon B. disse que gostaria de trabalhar com LeToya em seu próximo álbum.



Álbuns







 Singles




 

 

Letoya - Letoya - 2006

 

01. Intro 0:56
02. U Got What I Need 3:45
03. So Special 3:30
04. Torn 4:22
05. What Love Can Do 3:47
06. She Don't 4:04
07. Tear Da Club Up (H-Town Version) ft. Bun B & Jazze Pha 3:49
08. All Eyes On Me ft. Paul Wall 3:34
09. Hey Fella ft. Slim Thug 3:53
10. Gangsta Grillz ft. Mike Jones & Killa Kyleon 3:50
11. Obvious 3:55
12. I'm Good 3:24
13. This Song 3:17
14. Outro 1:37
15. Torn (So So Def Remix) ft. Mike Jones & Rick Ross 4:35

Click here for download link



LeToya-Lady Love - 2009

 

01.Lady Love 03:38
02.She Ain't Got... 03:40
03.Not Anymore 03:53
04.Lazy 04:11
05.Good to Me 03:53
06.Over 03:48
07.Regret (featuring Ludacris) 04:05
08.I Need a U 04:15
09.Take Away Love (featuring Estelle) 04:16
10.After Party 03:25
11.Drained 03:21
12.Tears 04:03
13.Matter 04:10
14.Love Rollercoaster (featuring Mims) 03:55
15.Don't Need You 04:19
16.Swagger (featuring Bun B, Killa Kyleon, & Slim Thug) 03:55

Click here for download link
 
 
 

LeToya-Not Anymore - (Promo CDS) - 2009




01. Not Anymore (Main Version) 3:54
02. Not Anymore (Instrumental) 3:50

Click here for download link
 
 
 

Video: Not Anymore





 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário