sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cassiano




Cassiano


Genival Cassiano dos Santos (Campina Grande, 16 de Setembro de 1943), cantor, compositor e guitarrista.

Cassiano é um dos precursores da Soul Music brasileira, suas influências incluem o rhythm & blues de Otis Redding, Stevie Wonder e outros, bem como o samba canção de Lupicínio Rodrigues. No fim da década de 1940 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (RJ) e trabalhou como assistente de pedreiro. Foi nessa época que aprendeu com o pai os primeiros acordes de bandolim e violão.Iniciou a carreira aos 21 anos, tocando violão no Bossa Trio, que daria origem ao grupo vocal Os Diagonais, com quem viajou por cidades mineiras e baianas e gravou alguns compactos em diversas gravadoras e um LP na RCA. Em 1969, o grupo gravou pela Epic/CBS alguns compactos e um único LP “Cada um na sua”, no ano de 1971, no qual o grupo incluiu “Não dá pra entender” e “Clarimunda”, as duas de sua autoria. Ao lado de Tim Maia, Carlos Dafé, Banda Black Rio, Gérson King Combo e Hyldon, foi um dos precursores da soul music no Brasil. Influenciado tanto pela música negra norte-americana, particularmente Stevie Wonder e Otis Redding, quanto por Lupicínio Rodrigues. Devido ao comportamento controverso, assim como o do amigo Tim Maia, ambos se auto-intitulavam músicos doidões.

Tocou ao longo da década de 1960 na noite do Rio e de São Paulo. Só viria a se tornar conhecido em 1970, quando participou como guitarrista no primeiro disco de Tim Maia, que gravou duas composições suas em parceria com Sílvio Rochael “Eu amo você” e “Primavera” (gravadas por Tim Maia), que logo se tornaram sucessos naquele ano.
Em 1971, lançou pela RCA Victor seu primeiro LP solo “Imagem e som”. Neste LP, interpretou “Ela mandou esperar” e “Tenho dito”, ambas em parceria com Tim Maia, e ainda “Primavera” (com Silvio Rochael) e “Uma lágrima”.

No ano de 1973, pela gravadora Odeon, lançou “Apresentamos o nosso Cassiano”, disco no qual interpretou dez composições de sua autoria, entre elas “Cedo ou tarde” (com Suzana), “Me chame atenção” (com Renato Britto) e “Castiçal”. Como cantor e intérprete, fez sucesso em 1976 com “A Lua e Eu” (com Paulo Zdanowski), tema da novela “O Grito”, da Rede Globo, gravada no LP “Cuban Soul”. No ano seguinte, obteve novamente notoriedade com a música “Coleção” (com Paulo Zdanowski), incluída na trilha sonora da novela “Loco-motivas”, também da Globo.

No ano de 1978, por motivos de saúde, tendo que retirar um pulmão, foi obrigado a abandonar a carreira de intérprete, porém prosseguiu compondo.

Entre seus sucessos, destacam-se “Mister Samba”, gravado por Alcione, e “Morena”, por Gilberto Gil. Entre suas intérpretes está Nana Caymmi que regravou “Primavera” (c/ Silvio Rochael). Em 1988, Cláudio Zoli gravou “Não dá pra entender” (c/ Cláudio Zoli e Ronaldo Santos). No ano de 1991, participou do songbook de Noel Rosa, editado pela Lumiar, e lançou o disco “Cedo ou tarde”, que contou com as participações de Ed Motta, Djavan, Marisa Monte, Luiz Melodia, Sandra de Sá, Karla Sabat e Cláudio Zoli e da banda Dancing Club, formada por ele na guitarra, Silvio da Costa na bateria, Jomar no baixo, Cássia Maria no piano e Júlio Gamarra na percussão. Nesse LP, além de sucessos antigos regravados, constam também novas composições, com destaque para “Know-how”. Em 1998, foi lançada pela gravadora Universal a coletânea “Velhos camaradas” (Cassiano, Tim Maia e Hyldon), disco que reuniu alguns sucessos de cada um dos artistas. No ano seguinte, sua composição “Férias”, parceria com Índio, deu título ao disco de Cláudio Zoli lançado pela gravadora Trama. No ano 2000, pela gravadara Dubas Música, foi lançada a coletânea “Coleções”, com várias composições de sua autoria. No ano seguinte, em comemoração aos 100 anos da RCA, a empresa relançou em CD parte de seu acervo, no qual estão incluídos os LPs “Imagem e som” e “Cuban soul”. Ainda neste ano, a gravadora Dubas Música, do compositor Ronaldo Bastos, convidou Ed Motta para organizar uma nova coletânea de suas composições. Neste mesmo ano, os Racionais MC’s o convidaram para participar do novo disco dos rappers paulistas, e a banda carioca Clave de Soul, em seu primeiro CD, “Dançar é bom”, interpretou de sua autoria “Tá dando mole”.



.


Cassiano – Imagem & Som (1971)
http://www.mediafire.com/?dwh1ftkmotz



.


Cassiano – Apresentamos nosso Cassiano (1973)
http://www.mediafire.com/?gzzmzmwvxnw



.


Cassiano – Cuban Soul 18 Kilates (1976)
http://www.mediafire.com/?jmz2qyzmw4n



.


Cassiano – Cedo ou tarde [1991]
http://www.mediafire.com/?yt4jmltzje4



.


Velhos Camaradas [1998] Cassiano, Tim Maia e Hyldon
http://www.mediafire.com/?mzoxywnxdjw



.


Cassiano – Coleção [2000]
http://www.mediafire.com/?zmyhmmjgmmw




Discografia
• Cada um na sua (1971) RCA LP
• Imagem e som (1971) RCA LP
• Apresentamos nosso Cassiano (1973) RCA LP
• Cuban soul – 18 kilates (1976) RCA LP
• Cedo ou tarde (1991) Columbia LP
• Velhos camaradas (1998) Universal CD
• Coleções (2000) Dubas Música CD

• Imagem e Som (2001) RCA CD


Nenhum comentário:

Postar um comentário