Average White Band
The Average White Band (ou AWB) é uma banda escocesa de funk e R&B que emplacou diversos sucessos disco entre 1974 e 1980.
Sempre que alguém pensa em soul music, a primeira imagem que vem a cabeça é a de negros norteamericanos, mas esta associação teve de ser revista em 1974 quando foi lançado o segundo disco da Average White Band.
Formado por escoceses, o sexteto trazia na bagagem anos de admiração pela música feita por negros nos Estados Unidos.
Após o primeiro LP em 1973, fruto de um contrato com a gravadora MCA na Inglaterra, os seis componentes foram se apresentar na terra do Tio Sam e começaram a ganhar admiradores.
Os músicos da Average White Band conseguiram um contrato com a gravadora Atlantic. Para produzir o disco, que com o tempo ficou conhecido como álbum branco foi chamado Arif Mardin, experiente por já ter trabalhado com artistas como Aretha Franklin e Donny Hathaway.
Com o lançamento do disco na America apareceu também o logotipo do grupo, que é a letra W acompanhando a silhueta de uma mulher vista por trás, desenho que ilustrou outras capas.
Já o nome Average White Band surgiu da brincadeira de um amigo que costumava viajar para Uganda a serviço da diplomacia britânica e reclamava que o país africano era muito quente para o homem branco comum. A frase foi adaptada e os seis escoceses eram a banda na média branca, ou seja, Average White Band.
A originalidade era outra marca do grupo, que ao invés de ficar regravando sucessos, compunha e arranjava quase todas as músicas. É o caso do maior sucesso do disco, pick up the pieces. Único funk num disco de soul, ela chegou ao primeiro lugar das paradas norteamericanas.